domingo, 26 de julho de 2009

Curiosidades pitagóricas

  • PITÁGORAS E A MÚSICA

Pitágoras descobriu que a altura de um som tem relação com o comprimento da corda que, ao vibrar, o produz.

Ex.: Se dobrarmos o tamanho de uma corda que produz a nota dó, obteremos a mesma nota, mais grave. Ele identificou, ainda, as subdivisões necessárias para se obter as demais notas. A ele é atribuído a descoberta doas intervalos musicais.

  • PITÁGORAS E A ASTRONOMIA

Pitágoras pensava que a Terra era uma esfera no centro do Universo. Para ele, o Sol, a Lua e os planetas apresentavam órbitas próprias. Isso lhe permitia concluir que esses astros não se situavam a mesma distância que as estrelas, mas que todos eles estavam situados numa camada esférica mais próxima.

  • PITÁGORAS E A RELIGIÃO

Sob o aspecto religioso, o pitagorismo assentava-se, fundamentalmente na crença da imortalidade da alma, cuja purificação ocorreria através de sucessivas reencarnações em corpos vivos, até que ela viesse a ter condições de libertar-se de invólucros mortais para confundir-se com o espírito divino.

Essa tese, de clara feição ética, foi desenvolvida com deliberada cautela, para que não se provocasse rompimento com a religião popular e politeísta, muito ao contrário, foi desenvolvida a partir dos mitos e cultos vigentes.

Em virtude desses crenças, os pitagóricos pregavam o vegetarianismo, pois acreditavam eles que na transmigração das almas, as mesmas poderiam ocupar o corpo de um animal, o qual mais tarde poderia ser morto para servir de alimento.

Por causa disso, Pitágoras é também conhecido como o “pai de vegetarianismo”. Dizem que até o final do século XIX. Quem se alimentasse de uma dieta sem carne, era chamado de Pitagórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário